como tirar roxo do olho

Um traumatismo na cabeça pode provocar um hematoma facial, deixando o olho roxo e inchado, sendo esta uma situação dolorosa e inestética.

O que se pode fazer para diminuir a dor, o inchaço e a coloração arroxeada da pele é aproveitar as propriedades medicinais do gelo, fazer uma massagem chamada drenagem linfática e usar uma pomada para hematomas, por exemplo.

Entretanto, se a região estiver ensanguentada é recomendada uma avaliação médica e se tiver vestígios de sujeira como terra, é recomendado ir ao pronto-socorro para que a ferida seja corretamente tratada por um enfermeiro. Mas se a região estiver limpa, estando somente inchada, dolorida e roxa, o tratamento pode ser feito em casa, de forma simples.

como tirar hematomas do olho

Os 3 passos para eliminar um hematoma facial são:

1. Usar compressas geladas ou mornas
O primeiro passo é lavar o rosto com água fria abundante com sabão ou sabonete para limpar a pele. A seguir, deve-se aplicar compressas de água gelada ou uma pedrinha de gelo envolvida numa fralda, fazendo uma suave massagem. É preciso embrulhar a pedrinha de gelo numa fralda ou outro tecido fino, para não queimar a pele. Use o gelo até que ele derreta e a seguir coloque outro. O tempo máximo do uso total do gelo é de 15 minutos, mas este procedimento pode ser realizado várias vezes ao dia, com intervalos de aproximadamente 1 hora.

Após 48 hs, a região deve estar menos inchada e dolorida e a marca roxa deve estar mais amarelada, o que significa uma melhora da lesão. A partir deste momento, pode ser mais indicado colocar compressas mornas no local, deixando sobre o olho afetado até esfriar. Sempre que esfriar, deve-se trocar a compressa por outra que esteja morna. O tempo total de uso das compressas mornas deve ser de aproximadamente 20 minutos, duas vezes ao dia.

2. Massagear o local
Além da pequena massagem feita com uma pedrinha de gelo, pode ser útil fazer um outro tipo de massagem chamada de drenagem linfática. Esta massagem específica desobstrui os canais linfáticos, reduzindo o inchaço e a roxidão em poucos minutos, mas precisa ser feita corretamente para alcançar seus objetivos.

3. Aplicar pomada para hematoma
Pomadas como Hirudoid podem ser usadas para diminuir o hematoma, mas opções caseiras como chá de camomila gelado e pomada de arnica ou de babosa (Aloe Vera) também são boas opções e podem ser facilmente encontradas em farmácias ou lojas de produtos naturais. Para usar deve-se seguir as orientações vindas nas bulas de cada medicamento.

como tirar hematomas do olho

Este passo-a-passo pode ser realizado durante cerca de 5 dias mas geralmente o inchaço e as marcas roxas desaparecem em 4 dias, quando são seguidos todos estes cuidados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *